sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Filme: A DAMA DE FERRO



Assisti o filme ontem e minha imensa ansiedade foi recompensada com um filme que deixa muito a desejar.

Não conhecia anteriormente a história de Margaret Thatcher e com certeza o filme não me ajudou a conhecer. Hoje fiz uma pesquisa sobre ela pra realmente entender o filme.

O filme começa com Thatcher velha e com alucinações com seu falecido marido, Denis Thatcher. E sim, ela sabe que são alucinações e se esforça para esconder isso das pessoas a sua volta. E dai em diante já se observa a forma de apresentação que o filme utilizará, muito mal aproveitada. Thatcher  é mostrada "atualmente" sofrendo de demência mental e confundindo fatos. Então começa a relembrar sua vida política e o filme nos apresenta sua história através desses flashbacks. Mas os que esperam um filme biográfico sobre a mais poderosa mulher do século XX se surpreenderão ao encontrar uma sequência fatídica e confusa. O filme mostra mais a Thatcher idosa e com demência e alucinações do que a que se tornou a primeira mulher a conseguir o cargo de Primeira-Ministra na Grã-Bretanha.

Os eventos que estão interligados com sua gestão são mal apresentados e impossíveis de se compreender totalmente a não ser que já se tenha algum conhecimento dos acontecimentos daqueles anos, ou que você faça uma pesquisa sobre Margaret. Por mais que se tente acompanhar os fatos e a linha de raciocínio dela a confusão na apresentação da história é muito grande e ao término do filme surgiu uma interrogação enorme em minha mente. Afinal, o que aquela mulher realmente fez durante sua gestão? Não há nada realmente esclarecedor no filme.

Os diálogos também são extremamente confusos e chega um ponto em que você se pergunta: isso está seguindo uma linha de raciocínio lógica? Realmente vale a pena terminar de assistir esse filme?

A atuação de Meryl Streep em compensação é fantástica e você sente a imponência da Dama de Ferro na voz (sinto muito por aqueles que assistiram (ou assistirão) dublado), na postura, no olhar da atriz. Pena que o filme não fez jus a sua valiosa atuação.

Então, se alguém se interessou em saber mais sobre a vida, as decisões políticas dessa grande mulher - pois concordando ou não com as ideias dela ainda a admirei por sua força e determinação em ser ouvida e respeitada em um "mundo" dominado pelos homens, em ultrapassar as barreiras do preconceito contra o sexo feminino e mostrar a todos que se algo em sua opinião está ruim, pare de se lamentar e faça algo a respeito, afinal líderes não são vítimas do destino, mas pessoas de atitude que se esforçam para alcançar seus objetivos,- pesquise sobre ela, perca alguns minutinhos e de um Google, vale a pena e vocês poderão conhecer um pouco mais dessa incrível mulher.

Abaixo o trailer do filme pra quem ainda se interessar e quiser tirar suas próprias conclusões:


2 comentários:

  1. Esse filme está em minha lista de prioridaades à assistir logo logo!

    Meryl é minha Diva MAster...

    bjks JoicySorciere => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo a atuação da Meryl, ela é maravilhosa. Assista e depois me diga o q vc achou :D
      Bjs ;)

      Excluir